sexta-feira, 18 de maio de 2012

13 mandamentos para uma família mais saudável à mesa


Aproveitamos que a Mostra Cultural está abordando o tema vida saudável para publicar os 

13 mandamentos para uma família mais saudável à mesa.


Números do IBGE mostram que 1 em cada 3 crianças entre 5 a 9 anos está acima do peso. Com pequenas mudanças nos hábitos dá para garantir mais saúde para todos

Por Bruna Menegueço
 Shutterstock
Pode ser uma bolacha recheada, um copo de refrigerante durante o lanche ou passar a tarde assistindo TV. Tudo isso está deixando as crianças com sobrepeso, de acordo com um novo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números revelam que o Brasil, que há 30 anos lutava para vencer a desnutrição infantil, hoje vive uma situação aparentemente inversa. Segundo a pesquisa, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estavam acima do peso em 2009. O sobrepeso dobrou nos últimos 34 anos e já atinge mais de 33% da população dessa faixa etária, principalmente das áreas urbanas. Os hábitos alimentares das crianças, muitas vezes, atingem toda a família. Por isso, na hora de mudar, é bom que todo mundo participe. Preparamos 14 dicas para você incluir na rotina da sua família e garantir um futuro mais saudável. Confira.

1. Frutas da época lavadas e cortadas dentro da geladeira são muito mais convidativas. Por isso, tenha sempre variedades delas em casa.
2. Sempre que possível, escolha pratos assados, grelhados, cozidos ou ensopados. Evite frituras e alimentos embutidos e empanados.

3. Para evitar cair em tentação, compre menos alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras como enlatados, salgadinhos e bolachas recheadas.

4. Variar o menu semanal evita a monotonia e incentiva o consumo de alimentos variados.

5. Utilize temperos naturais nas saladas, como limão, vinagre e ervas aromáticas (salsa, coentro, manjericão, orégano…), reduzindo a quantidade de sal.

6. Antes de preparar carnes, retire a pele e as gorduras visíveis.

7. Evite fazer lanches rápidos fora de casa, principalmente comida pronta e fast-food, pois fornecem uma grande quantidade de sal, açúcar e gordura saturada.

8. Não perca o café da manhã, essa é a principal refeição do dia. Inúmeros estudos já comprovaram que o rendimento escolar fica prejudicado quando a criança pula o café. Para facilitar, você pode deixar quase tudo pronto na noite anterior.

9. Alimente-se num local tranquilo, sem pressa e longe da TV. Mastigue bem os alimentos.

10. Beba muita água no intervalo das refeições. Ela ajuda a limpar o organismo e manter as suas funções normais. Mas durante a refeição, é melhor controlar a ingestão de líquidos. Se não for possível, meio copo de água é suficiente. E nada de bebidas gasosas.

11. Prefira sempre a carne branca (frango, por exemplo) e peixe, ao invés da carne vermelha.

12. Use a criatividade e prepare pratos supercoloridos. Quanto mais cores tiverem os alimentos, maior será o valor nutritivo da refeição.

13. Mantenha uma rotina alimentar com horários predeterminados. Isso é fundamental para criar bons hábitos alimentares desde cedo. 
Fonte: Daniel Huebe, nutróloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário